O café é uma das bebidas mais populares do mundo, não apenas pelo seu sabor, mas também por seus inúmeros benefícios.
Um dos componentes da bebida, a cafeína proporciona mais energia, concentração e desempenho, além de ajudar a combater o estresse e reduzir o risco de doenças.
Uma das maneiras mais comuns de preparar a bebida é usar a cafeteira, pois economiza tempo e é mais fácil de usar. Porém, um erro comum que muitos cometem pode afetar o funcionamento do aparelho e a qualidade da bebida.
Como preparar o café e a solução para aproveitar a bebida
O erro mais comum ao preparar a bebida é considerar a água utilizada no preparo. Especialistas dizem que usar água da torneira não é uma boa ideia, pois ela é “dura” e prejudica o sabor da bebida.
A água da torneira é considerada “dura” devido à alta concentração de minerais, especialmente sais de magnésio e cálcio.
A água ideal para o preparo da bebida deve ter um nível de dureza mineral entre três e seis graus franceses. A dureza da água pode ser medida em expressa carbonato de cálcio. Caso esse valor seja ultrapassado, a bebida ficará amarga.
Por que a água da torneira afeta as cafeteiras?
A água da torneira pode prejudicar ainda as cafeteiras porque contém um alto teor de carbonato de cálcio, que pode se acumular no aparelho.
Por isso, recomenda-se o uso de um filtro para evitar danos ao equipamento e economizar dinheiro com reparos.