Na última terça-feira (04), a Defesa Civil de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, realizou uma série de vistorias e o recadastramento de abrigos no município para verificar a situação e capacidade de acolhimento a população atingida por eventos adversos, como chuvas e frio intenso.
Conforme a Prefeitura de Itajaí, em tempos de normalidade, a Defesa Civil deve que a cidade tenha locais adequados para abrigar pessoas afetadas durante as situações de emergência.
“O objetivo nos primeiros 100 dias é recadastrar e deixar pronto 30 locais de abrigos”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, Onir Mocellin.
Defesa Civil de Itajaí já iniciou ação com 3 vistorias
A ação iniciou com a vistoria no Salão Paroquial da Igreja do São Cristóvão, além de dois centros comunitários: Centro de Arte e Lazer e Centro de Múltiplo Uso, todos no bairro Cordeiros.
Nestes locais, a equipe de vistoria conversou com responsáveis e verificou as condições de infraestrutura como, cozinha, banheiros, chuveiros, equipamentos de combate a incêndio, além da metragem do local.
De acordo com o município, estes abrigos deverão ser adequados e bem equipados para oferecer uma estadia segura e confortável.
Inis e Secretaria de Assistência Social prestam apoio em ação
Esta mobilização contou com a parceria de outras entidades como o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e Secretaria de Assistência Social. Além de ver as condições dos abrigos para as pessoas, o Inis visou garantir que a estrutura ofereça locais adequados para animais de estimação.
Já a Secretaria de Assistência Social será a responsável pela gestão interna dos abrigos, o que inclui a organização da alimentação e o cuidado com os moradores temporários.
Prefeitura esclarece responsabilidade do órgão
A Prefeitura de Itajaí explica que a Defesa Civil tem como responsabilidade cadastrar os abrigos, determinar a capacidade de cada local e ativar a abertura dos mesmos, caso necessário.
E, este trabalho também inclui definir a qual abrigo as equipes de resgate ou os próprios cidadãos devem se dirigir, conforme a região afetada.