Uma mulher de 27 anos, moradora de Treviso, na Itália, viveu uma surpresa na madrugada da última quarta-feira (29). Ao chamar uma ambulância devido fortes dores abdominais, ela descobriu que estava em trabalho de parto e deu à luz sua terceira filha, sem sequer saber que estava grávida.
A jovem, que preferiu não ter seu nome divulgado, foi levada às pressas para o após os paramédicos perceberem que o quadro não era relacionado a complicações renais ou digestivas.
Segundo Francesco Benazzi, diretor-geral da autoridade sanitária local (USL 2), trata-se de um caso raro de “gravidez criptica”, em que a gestação não apresenta sinais evidentes. “A mãe pode permanecer completamente alheia à gravidez até o momento do parto. É incomum, mas ocorre, especialmente em mulheres que já tiveram outras gestações”, explicou. Estudos científicos apontam que esse fenômeno acontece em 1 a cada 2.455 nascimentos.
Surpresa, susto e alegria
Nos dias anteriores ao parto, a mulher não teve náuseas, ganho de peso significativo ou alterações no ciclo menstrual – fatores que costumam indicar uma gestação. No hospital, os médicos precisaram intervir rapidamente: o bebê estava em posição pélvica e houve descolamento da placenta. A recém-nascida, prematura, veio ao mundo com 1,35 kg e está na UTI neonatal, recebendo cuidados em uma incubadora.
Em entrevista ao jornal Tribuna di Treviso, a mãe descreveu o ocorrido como “um hino à vida”. “Foi uma surpresa incrível e uma alegria imensa”, disse. As duas irmãs mais velhas já deram as boas-vindas à caçula: escreveram o nome dela em um cartão e aguardam ansiosas para levá-la para casa.
A família, que recentemente havia ajustado a rotina para que a mãe pudesse se dedicar mais às filhas, agora vê seus planos transformados – de maneira feliz – com a chegada da mais nova. “O retorno ao trabalho pode esperar. Estamos celebrando esse presente inesperado”, completou a mãe, emocionada.
A notícia lembra o caso da brasileira Beatriz Lopes Miranda, 25 anos, de São Paulo (SP) que ao sentir dores de estômago resolveu ir ao hospital. Durante o atendimento médico, a analista de marketing, não só descobriu que estava grávida, como também foi surpreendida por estar em trabalho de parto. Durante a gestação, ela não teve nenhum sintoma de que esperava um filho.