![](https://s2-g1.glbimg.com/a5KM9enHiFjgK5WDPiq_q_s_q0Q=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/J/T/TP6oyFS9KAcAvtjjhZnw/whatsapp-image-2024-10-27-at-14.06.30.jpeg)
De acordo com a prefeitura do município, há cerca de 71 mil ações de dívida ativa tramitando na Justiça. Secretarias municipais criaram força-tarefa para intensificar cobranças. Vista aérea da Prefeitura Municipal de Limeira
Paulo Henrique Marques/g1
Limeira tem R$ 1,05 bilhão para receber de pessoas físicas e jurídicas que devem Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de Imposto Sobre Serviços (ISS). As informações são de um levantamento feito pela Secretaria da Fazenda do município.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
As secretarias de Fazenda e de Assuntos Jurídicos de Limeira criaram uma força-tarefa para a cobrança de impostos municipais em atraso. Essas cobranças já ocorrem há anos e, com a ação, serão intensificadas.
De acordo com a prefeitura do município, há cerca de 71 mil ações de dívida ativa tramitando na Justiça.
O secretário de Fazenda, Valmir Barreira, informou que há desde pequenos devedores até aqueles que devem valores acima de R$ 500 mil.
“Há empresas e pessoas que usufruem dos serviços municipais sem contribuir como deveriam, ou seja, usam o serviço que os outros pagam. Não é justo e precisamos corrigir essa distorção”, informa Valmir Barreira em comunicado enviado à imprensa.
Entenda cobranças
A força-tarefa criada pelas secretarias estabeleceu as seguintes medidas para diminuir as dívidas de IPTU e ISS:
A inclusão dos devedores em serviços de proteção ao crédito;
O protesto em cartório de forma mais ágil;
A intensificação das ações judiciais de dívida ativa, com pedidos de penhoras e leilão de bens.
A prefeitura ainda orientou que os contribuintes em débito a procurarem a Secretaria da Fazenda para verificar os valores atualizados e as opções de pagamento. Caso contrário, haverá restrições de crédito e bloqueios patrimoniais.
De acordo com a legislação, o parcelamento pode ser feito em até 60 vezes.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
n
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba