Abilio Brunini anuncia revogação da taxa de lixo, criação de novas secretarias e ampliação de ‘subprefeituras’ em Cuiabá


Também foi anunciado o projeto ‘Destrava Cuiabá’ par que arquitetos e engenheiros assumam a responsabilidade técnica pelos projetos, sem depender da aprovação prévia da prefeitura. Abilio Brunini, apresentou as principais medidas de sua gestão durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores.
Câmara de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), apresentou as principais medidas de sua gestão durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (3). Entre os projetos estão a reforma administrativa, a revogação da taxa de lixo e o ‘Destrava Cuiabá’, que busca agilizar processos na construção civil na capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Abilio informou que a reforma administrativa não aumentará os gastos públicos e confirmou a criação de duas novas secretarias: Segurança Pública e Esporte, que serão separadas da pasta de Cultura. Além disso, foi anunciada a ampliação das subprefeituras, que passarão de quatro para 21 unidades, com o objetivo de descentralizar e tornar mais eficientes os serviços municipais.
“Eram 816 cargos na prefeitura e vamos reduzir 43, mesmo com essa nova estrutura. Estamos promovendo uma reforma que otimiza a máquina pública, sem aumentar despesas”, disse.
Durante a sessão, Abilio também protocolou a revogação da taxa de lixo, que, segundo ele, impõe uma cobrança injusta à população. O projeto foi oficialmente entregue à Câmara para análise e votação.
LEIA MAIS:
Volta às aulas deve ser adiada devido a condições críticas em escolas e creches de Cuiabá
Veja as promessas de Abilio Brunini para Cuiabá que o g1 vai acompanhar
Já o “Destrava Cuiabá”, projeto voltado para a desburocratização da construção civil, prevê a emissão de alvarás automáticos por meio de autodeclaração. Segundo Abilio, arquitetos e engenheiros poderão assumir a responsabilidade técnica pelos projetos, sem depender da aprovação prévia da prefeitura. “Isso desafoga a administração municipal e acelera o desenvolvimento da cidade”, explicou.
Ao final do discurso, Abilio destacou os desafios enfrentados no início da gestão, como atrasos salariais e dívidas herdadas. Para ele, a educação é a área mais atingida com o sucateamento das escolas e creches, que apresentam problemas de segurança graves.
Na sexta-feira (31), o prefeito anunciou que o início das aulas em Cuiabá deve ser adiado devido o levantamento dos problemas na educação do município.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.