Amparo confirma 1ª morte por febre amarela no ano; vítima tinha 27 anos


Vítima morava em bairro rural no município. Veja sintomas mais comuns. Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela, chikungunya, dengue e Zika
Freepik
Departamento Regional de Saúde confirma a primeira morte por febre amarela de 2024 em Amparo (SP), a vítima é um homem de 24 anos morador do bairro Areia Branca, na zona rural do município.
Segundo a prefeitura, há campanhas periódicas de imunização na zona rural, mas haverá intensificação do trabalho nesta semana.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Sintomas mais comuns:
febre,
dores musculares,
dor de cabeça,
náusea e vômito, que geralmente desaparecem após três a quatro dias.
No entanto, em casos graves, a infecção pode levar a complicações cardíacas, hepáticas e renais fatais, sem tratamento específico disponível.
Vacinação
A principal forma de prevenção é a vacinação, que é realizada a partir de uma única dose que garante imunidade por toda a vida. A vacinação pode ser realizada em postos de saúde de todo o país, sendo especialmente recomendada para aqueles que habitam ou visitam áreas de risco.
Para prevenir picadas do mosquito Aedes aegypti, especialmente entre aqueles que ainda não estão vacinados, o uso de repelentes é fortemente recomendado
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.