O duelo entre Manchester City e Real Madrid é o destaque do playoff da Champions League. Pep Guardiola, assim, vai reencontrar um rival que conhece bem. E qual é o retrospecto do técnico contra o clube merengue?
Guardiola está mais do que acostumado a enfrentar o Real Madrid, seja na época como jogador – defendeu o Barcelona por 11 temporadas -, seja como técnico. Ele começou a carreira à beira do gramado no Barça.
Além de confrontos históricos contra o Real Madrid quando comandou o Barcelona, Guardiola também enfrentou o rival no período em que comandou o Bayern de Munique, tendo uma lembrança amarga contra os merengues. À frente do Manchester City, duelar com o Real tem virado rotina.
O histórico de Guardiola contra o Real Madrid
Ao todo, como técnico, Guardiola já enfrentou o Real Madrid em 25 jogos. O retrospecto é favorável: ele venceu 13 vezes. Foram sete empates e cinco derrotas.
Neymar é passado! Arábia Saudita quer Vinicius Júnior: contrato de R$ 6,2 bilhões
Pelo Barcelona, o técnico obteve duas goleadas históricas: 6 a 2, em 2009, no Santiago Bernabéu, e 5 a 0, em 2010, no Camp Nou. O treinador também levou a melhor na semifinal da Champions League de 2011.
Ronaldinho Gaúcho no Carnaval de Salvador: é o Bloco do Bruxo
Contudo, na época de Bayern de Munique, Guardiola “levou o troco”. Na semifinal da Champions League de 2012, o Real Madrid venceu o jogo de ida, na Espanha, por 1 a 0 e fez 4 a 0 na Alemanha.
Ex-Barcelona mostra drama de cirurgia e assusta os fãs
No Manchester City desde 2016, Guardiola vai enfrentar o Real Madrid mais uma vez. Será a quinta vez que o clube merengue surge no caminho dele na Champions League de lá para cá. E vai ser uma espécie de “tira-teima”. Isso porque está empatado. Ele eliminou o rival duas vezes e foi eliminado duas vezes.
Em 2020, o City superou o Real Madrid nas oitavas de final (venceu os dois jogos por 2 a 1). O clube espanhol deu o troco em 2022, na semifinal. Após perder a ida por 4 a 3, o Real venceu o jogo de volta, na prorrogação, por 3 a 1 e avançou para a decisão.
O Manchester City e o Real Madrid se encontraram novamente na semifinal de 2023. Guardiola levou a melhor. Após empate por 1 a 1 na Espanha, o City fez 4 a 0 na Inglaterra e foi para a final.
Já na última temporada, quem avançou foi o Real Madrid. O duelo aconteceu pelas quartas de final. Após empate na ida por 3 a 3, na Espanha, e um empate por 1 a 1 na Inglaterra, o Real venceu nos pênaltis.
Agora, o mundo da bola vive a expectativa para mais dois jogos entre Manchester City e Real Madrid, em fevereiro. O playoff vai definir os últimos classificados para as oitavas de final da Champions League.