O Berbigão do Boca, evento tradicional que marca a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis, será gratuito ao público em todas as áreas de acesso. A decisão foi tomada após o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) investigar possíveis irregularidades que condicionavam o acesso à compra de abadás.
O evento ocorre entre às 13h e 00h, no Largo da Alfândega, no dia 21 de fevereiro. Anteriormente, as primeiras três horas de festa tinham acesso condicionado à compra de camisetas. A prática foi considerada violação da natureza pública do espaço, que pertence ao município de Florianópolis, pela 31ª Promotoria de Justiça da Capital.
A diretoria do Berbigão do Boca destacou que o espaço ficava fechado apenas durante o período em que o prefeito entregava as chaves da cidade ao Rei Momo.
“A maior preocupação é com a segurança dos foliões. O fechamento da Arena era uma orientação da própria Polícia Militar”, afirma em nota a diretoria do evento. Segundo os organizadores, a determinação do MPSC será acatada e o efetivo de seguranças particulares será redobrado.
Os organizadores defendem que as camisetas-souvenir não eram consideradas ingressos, mas lembranças da festa. Conforme a diretoria, a venda das camisetas, com preços entre R$ 40 e R$ 50, tinha o intuito de cobrir os custos do evento.
O Berbigão do Boca atrai cerca de 100 mil pessoas durante 12 horas de festa. O evento conta com atrações culturais, música ao vivo e gastronomia, além da tradicional cerimônia de entrega das chaves da cidade, que marca o início do Carnaval de Florianópolis.