![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/castanha-de-caju-1-scaled.jpg)
Um fruto seco típico da região Nordeste do Brasil é conhecido por ser rico em proteínas e fibras. Mas o que poucos sabem é que ele é repleto de colágeno, e que ajuda no emagrecimento e no fortalecimento dos ossos.
![Castanha-de-caju Castanhas-de-caju saindo de um pote de vidro em um fundo branco](https://static.ndmais.com.br/2024/08/castanha-de-caju-1-800x533.jpg)
Castanha-de-caju traz muitos benefícios à saúde – Foto: jcomp/ND
Fruto seco é repleto de colágeno
A castanha-de-caju, por ser uma oleaginosa, é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no corpo. Além disso, oferece até cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, melhorando a imunidade e a saúde da pele.
Estudos recentes também mostraram que o consumo regular e moderado poder ajudar a saúde cardiovascular e a controlar o peso. Além de ter boas quantias de magnésio, responsável por manter os níveis de glicose estáveis e prevenir o diabetes.
![Castanha-de-caju Frutos seco (Castanhas-de-caju) em pode](https://static.ndmais.com.br/2024/08/castanha-de-caju-2-800x533.jpg)
Castanha-de-caju pode ajudar no controle de peso – Foto: jcomp/ND
O fruto seco é rico em magnésio, zinco, cobre, cálcio, fósforo, diversos sais minerais e vitaminas, essenciais para o bom funcionamento do corpo. Por ser uma fonte de cobre, um mineral essencial para a produção de colágeno, a castanha-de-caju também ajuda na elasticidade e firmeza da pele.
Quantas castanhas-de-caju comer por dia?
![Castanhas-de-caju Mãos segurando um punhado de castanhas-de-caju](https://static.ndmais.com.br/2024/08/castanha-de-caju-3-800x533.jpg)
Um consumo não exagerado de qualquer alimento é sempre o ideal- Foto: jcomp/ND
Segundo o Ministério da Saúde, o segredo é não exagerar. A recomendação geral é consumir cerca de 5 unidades de castanha-de-caju por dia para usufruir de seus benefícios. O fruto pode ser consumido de diversas formas, desde in natura até em farofas.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.