Um novo foco de incêndio foi registrado na estrutura histórica na rua XV de Novembro, em Blumenau, na manhã desta sexta-feira (24). Conforme a reportagem da NDTV Record Blumenau, que segue no local, a estrutura teve um desabamento no teto.
O fogo consumiu a estrutura histórica de 1954 por volta das 15h58 desta quinta-feira (23), gerando uma grande “nuvem” de fumaça.
O incêndio iniciou em um brechó da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, na parte superior da estrutura, na rua XV de Novembro. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, rapidamente o fogo se espalhou pelos estabelecimentos do imóvel no térreo.
A estrutura, conhecida pela relevância cultural e arquitetônica, abrigava uma grande quantidade de roupas estocadas, o que dificultou o trabalho inicial dos bombeiros para controlar o fogo. O trabalho chegou a ter oito linhas de ataque simultâneas, tanto pela rua XV de Novembro, quanto pelo pátio da Igreja Matriz.
Ao todo, 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários, de quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial trabalharam. Além disso, o Samae Blumenau, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito e de brigadistas de edificações vizinhas também ajudaram.
Ao todo, 14 viaturas de bombeiro atuaram no incêndio, apoiadas por quatro caminhões-pipa do Samae e um veículo de uma empresa de Indaial. De acordo com os bombeiros, a ocorrência necessitou de 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo.
Imagens mostram incêndio no Centro de Blumenau
Imagens de drone mostram a nuvem de fumaça que se formou devido ao incêndio que atingiu a estrutura com arquitetura histórica, de 1954.
Trecho da rua XV de Novembro segue bloqueado
A Prefeitura de Blumenau comunicou que o trecho da rua XV de Novembro, em frente ao imóvel atingido, segue bloqueado ao trânsito.
O corredor de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco continua liberado nesta sexta-feira, até que a rua XV de Novembro seja reaberta ao trânsito.
A liberação, por sua vez, só deve acontecer após avaliação técnica do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e limpeza dos destroços.