VÍDEO: Em flagrante de pesca ilegal, rapaz retira peixe dourado adulto do Rio Piracicaba durante período de reprodução


Filmagem mostra homem tirando animal de ao menos 10 quilos da água. Especialista alerta que prática compromete repovoamento do manancial após tragédia ambiental que o atingiu.
Pesca ilegal: vídeo mostra rapaz tirando peixe dourado adulto do Rio Piracicaba
Seis meses após a tragédia ambiental do Rio Piracicaba, quando 235 mil peixes morreram após poluentes serem lançados na água, um flagrante de pesca ilegal no manancial viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (21).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A filmagem mostra um homem tirando um peixe dourado adulto em um trecho do rio que fica perto do Engenho Central, em Piracicaba (SP), local onde é proibido pescar o ano todo. Além disso, até fevereiro ocorre a Piracema, época de reprodução dos peixes.
Professor de psicultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), Brunno da Silva Cerozi afirmou que a prática compromete o repovoamento de peixes no Rio Piracicaba.
“É lamentável a forma como esse peixe foi tratado. O animal sendo retirado da água de maneira brusca. O animal provavelmente tem mais de 10 anos de idade. Pelo tamanho, provavelmente, entre 10 e 15 quilos. Então, esse animal teria potencial de liberar algumas centenas de milhares de ovos na natureza e algumas dezenas de milhares de filhotes vindo a partir desses ovos e depois repovoando esse rio que já acabou de passar por uma catástrofe”, explica.
Rapaz é filmado durante pesca ilegal no Rio Piracicaba
Reprodução/ EPTV
O pesquisador acredita que as pessoas que pescam irregularmente ignoram a própria continuidade da prática.
“A pesca em um momento desse tão sensível com o rio e com os peixes, você está matando justamente o animal que vai garantir o seu lazer por muitos anos de vida, talvez os seus filhos, os seus netos”.
À noite, a Polícia Militar Ambiental informou que multou cinco pessoas que estavam pescando na rampa da Avenida Cruzeiro do Sul. A multa foi de R$ 1 mil para cada pessoa.
Não foram encontrados peixes com eles. Ninguém foi preso e o material de pesca foi apreendido.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.